Antiga e Mística Ordem Rosacruz

Café Filosófico: O Livre Arbítrio – Capítulo Macaé RJ3

Café Filosófico: O Livre Arbítrio – Capítulo Macaé RJ3
09/11 às 19h – Capítulo MAcaé – Estrada da Cancela preta, 452 – Riviera Fluminense
No dia 09 de novembro, às 19h:00, será realizado mais um Café Filosófico no Capítulo Macaé, da Região RJ3, com o tema “O Livre Arbítrio”
Libertaristas, compatibilistas e deterministas. Essas três linhas de pensamento sobre o livre arbítrio seguem em franco debate e sem uma previsão para uma conclusão final. Libertaristas, que endossam a ideia da plena existência do livre arbítrio, são os opositores ferrenhos dos deterministas, ardorosos defensores de que o destino já está devidamente traçado e os seguimos com a ilusão de estarmos no controle da direção de nossa vida. A meio caminho estão os compatibilistas, que mais do que colocadores de panos quentes nesta briga, se encontram em seus próprios dilemas. Melhor explicando, para os compatibilistas o destino é certo, mas o livre arbítrio também está presente em nosso viver. O dilema destes é justamente entender quando o destino, que delimita nossas condutas, pode ser alterado pelo nosso desejo e querer. Conhecer estas linhas de pensamento nos põe frente a frente com questões éticas e morais de nossas vidas e sociedades. Nossas condutas e ações devem ser coerentes com uma destas linhas de pensamento.

Mediadores:
– Frater Marcos Vieira Ferreira, médico anestesiologista – coordenador do serviço de anestesiologia do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC/UFRJ) e do Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPUB/UFRJ); mestre em cognição e linguagem pela UENF, com a Dissertação “Neurofisiologia do processo de escolha e decisão”. Mestre da Classe de Artesãos da Loja RC Jacarepaguá ano 3369.
– Soror Márcia Regina Viana, mestre emérita do Capítulo Macaé e da Loja Jacarepaguá, doutora em nutrição e filosofia, com concentração em ética e com pós-doutorado em neurofilosofia. Docente na UFRJ, Campus Macaé, atuando na interface das áreas de Nutrição em Saúde Coletiva e Ciências Humanas. Coordenadora do Núcleo de Estudos Plurais em Educação, Alimentação e Humanidades.

O Café Filosófico AMORC é um espaço/atividade socioeducativo, de divulgação, dedicado ao debate de ideias e ao exercício do pluralismo intelectual, para oferecer aos rosacruzes e ao grande público uma variedade de temas interativos, importantes para a compreensão da sociedade atual e do mundo contemporâneo, dentro da tradição e da cultura Rosacruz.