Antiga e Mística Ordem Rosacruz

URCI

A Antiga e Mística Ordem Rosacruz – AMORC tem como missão despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu desenvolvimento, em espírito de fraternidade, respeitando a liberdade individual dentro da Tradição e da Cultura Rosacruz. A Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa da AMORC é mantenedora de uma universidade livre; trata-se da Universidade Rose-Croix Internacional (URCI), que também existe em outras jurisdições.

Como órgão da AMORC, a URCI tem como objetivo colocar os conhecimentos tradicionais rosacruzes em diálogo com a ciência, contribuindo para o desenvolvimento da AMORC e da sociedade por meio da produção de
conhecimento científico e de atividades de pesquisa, ensino e extensão, bem como na prestação de serviços à comunidade.

A URCI desenvolve suas atividades através de pesquisas de seus integrantes e atua a partir de seu Campus Metropolitano, situado no complexo da GLP, com cursos de férias, biblioteca, Congressos, publicações e, em breve, com uma revista acadêmica e um laboratório de pesquisas transdisciplinares.

A URCI funciona também através de núcleos com áreas diferentes de atuação e pesquisas. Atualmente temos em andamento o Núcleo Avançado em São Paulo e outros em Campinas, Rio de Janeiro e no Nordeste. Estão em formação o Núcleo Goiânia e o de Curitiba – todos liderados por professores titulados, atuantes na academia e membros da AMORC.

Na região de Curitiba, a URCI mantém dois campi: o Campus Metropolitano, situado em edifício próprio no Parque Rosacruz, onde também está a Grande Loja de Língua Portuguesa; e o Campus Avançado, situado no município de
Quatro Barras, na Serra da Graciosa, a cerca de 40 km da cidade de Curitiba, compartilhando a Morada do Silêncio.

O Campus Metropolitano abriga as seguintes unidades:

O museu está divido em duas seções: Seção Egípcia e Seção Rosacruz. Como a AMORC encontra seu fundamento tradicional nas Escolas de Mistérios do Egito Antigo, esta seção dedica-se à divulgação da história dessa antiga civilização. No momento, disponibiliza a mostra “Nascimento, vida e morte no Egito Antigo”.

Um dos tesouros do museu é a múmia de uma dama egípcia de cerca de 2.600 anos, chamada Tothmea. Já a Seção Rosacruz destina-se à preservação da história da AMORC na Jurisdição de Língua Portuguesa.

Trata-se de uma biblioteca pública, aberta a membros e não-membros. Embora tenha um acervo que contemple diversas áreas do conhecimento, o esoterismo é sua especialidade. Os membros de Curitiba e região metropolitana têm a possibilidade de fazer empréstimos do acervo e é possível consultá-lo acessando:

O Espaço de Arte Francis Bacon realiza exposições coletivas com artistas de Curitiba e região. Busca divulgar as artes em geral, por isso suas mostras evocam diversos estilos e técnicas.

 

  • Auditório H. Spencer Lewis

Construído em belíssima arquitetura egípcia, comporta um auditório com capacidade para 500 pessoas, com amplo palco para apresentações de porte. Oferece assentos confortáveis e ambiente acolhedor, dispondo de recursos de som e luz de última geração, incluindo três projetores data show suspensos, com igual número de telões para exibição simultânea. Disponibiliza camarins com banheiros particulares para artistas e palestrantes.

Usabilidade

O Auditório H. Spencer Lewis é um dos poucos auditórios de porte médio de Curitiba, sendo ideal para formaturas, convenções, congressos, espetáculos artísticos e demais eventos. Sua arquitetura egípcia chama atenção por si, conferindo ao evento um toque especial e inusitado, conforme atestam todos que o visitam no decorrer dos anos. Além disso, o Auditório faz parte de um notável complexo de oito edifícios, a maioria em estilo egípcio, que compõem a sede mundial da Ordem Rosacruz para a língua portuguesa. Entre eles, encontra-se o Museu Egípcio e Rosacruz, que dispõe de uma múmia autêntica de mais de 2.700 anos. Há ainda um bosque acolhedor, ótimo para relaxamento durante os intervalos do evento.

Locação

A reserva de datas e informações suplementares podem ser conseguidas por meio do telefone (41) 3351-3006, e-mail: cultural@amorc.org.br ou pessoalmente.

História

O Auditório H. Spencer Lewis foi inaugurado durante a IV Convenção Nacional Rosacruz em 1970, pelo então presidente mundial da Ordem Rosacruz, AMORC, Ralph M. Lewis, acompanhado da responsável pela Ordem na Jurisdição de Língua Portuguesa, Maria A Moura e centenas de convidados. Foi batizado com o nome do primeiro presidente da AMORC para o atual ciclo de atividades, H. Spencer Lewis: filósofo, cientista e homem de vanguarda. Desde então, tem sido usado para todo tipo de eventos, em benefício da comunidade. Em 2006 o edifício passou por uma reforma interna completa, estando adequado às exigências da modernidade. A Ordem Rosacruz, AMORC é uma instituição voltada ao desenvolvimento do bem-estar do ser humano, desapertando nele suas melhores potencialidades. Seu lema é “a mais ampla tolerância na mais irrestrita independência”.

Accessibility